sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O mundo da arte e a arte no mundo


A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade.

Pablo Picasso

A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos,

em os libertar deles mesmos, propondo-lhes

a nossa personalidade para especial libertação.

Fernando Pessoa

O ser humano tem a tendência de reverter seus mais íntimos e secretos sentimentos, seus desejos, aspirações, idealizações em obras de arte. Assim, as pessoas têm a prerrogativa de se mostrar por meio de das produções artísticas, pois a arte desnuda o ser humano aos seus próprios olhos, traz o que cada um é na realidade, nas diferentes possibilidades de se evidenciar, se analisar… a arte é uma autoanálise, um autoconhecimento…

Esse desnudar-se, mostrar-se, reflete uma nova dimensão… favorece uma viagem insólita, um conhecer-se. Todas as manifestações artísticas possibilitam esta viagem, este explorar constante, no entanto, uma forma de arte depende da outra e ao mesmo tempo todas são independentes de tudo, dependem de certa forma do artista, mas no decorrer do caminho o artista passa a depender dela, como se o objeto artístico adquirisse vida própria.

O mundo da arte não é um mundo estranho. É um mundo real. Apesar de ser composto pelo imaginário, tem como elemento fundamentador a própria realidade, por isso, pode-se afirmar que a arte é a interpretação da realidade. É a forma como o artista filtra o mundo e o coloca novamente para as demais pessoas; é a visão do artista recontando as verdades, vislumbrando novos cenários, novos horizontes… para muitos pode ser uma visão fragmentada, mas ao observar com atenção qualquer pessoa consegue ver que não é fragmentada, mas o retrato fiel da realidade, com o uma colcha de retalhos a compor o mais inusitado e espantoso mosaico do mundo.

A mais popular manifestação artística é a música, grande parte da população se delicia com as composições musicais. E este modelo artístico e cultural constitui-se em uma forma de elevar o espírito, de acalantar a alma... pois a música é sentimento, coração, alma... a poesia cantada. Amar a música é ter alma preparada para um universo cheio de possibilidades. A vida é recheada de sons, sentidos, sinestesia... muitas canções marcam a vida das pessoas, têm ligação direta com momentos, situações ou simplesmente nos remetem a tirar poesia e fundamentações de suas letras, ou seja, encontram eco em nossa própria alma.

No entanto, é importante ressaltar que a música, o teatro, o cinema, dentre outras, tem como alicerce a literatura, mãe de todas as artes. Ela que fundamenta, dá o tom, a forma exata… pois não se pode pensar em peça teatral sem o texto para norteá-la, portanto não se pode falar em teatro, peças, apresentações sem o texto dramático; o que seria da música sem a letra? A letra é a história narrada, poesia cantada, versos respaldados na literatura; como as grandes produções cinematográficas viveriam sem o roteiro, sem a história escrita, sem a literatura? Ah, a literatura! Tão relegada a segundo plano e tão importante para elucidar os acontecimentos cotidianos. A arte que tem como matéria-prima a palavra e retrata o dia-a-dia da humanidade, retrata a história, cultura, tradições, conquistas, lutas, vitórias, encontros e desencontros. A arte viva das palavras, a arte única das palavras, a vida descoberta e recontada em textos. O mundo da arte e a arte no mundo.

Por: Edi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário