terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Tempo de folia


Mais um Carnaval se aproxima. É tempo de alegria, festas, curtição… nestes quatro dias muitos brasileiros extravasam, libertam-se, permitem-se aproveitar e viver intensamente cada momento. Será que isso se dá em virtude daquela antiga máxima de que tudo começa, no país após a folia momalesca? Então, a partir disso, as pessoas se entregam para na Quarta-Feira de Cinzas restar o sentimento de que está tudo acabado e precisamos tocar o barco para frente, seguir nossas vidas, enfrentar o mundo fora do universo paralelo.

Certamente, não. O Brasil mudou. Dizer que tudo começa na Quarta-Feira de Cinzas é ignorar tantos acontecimentos importantes que rechearam a vida de muitas pessoas no período entre o Réveillon e o Carnaval. O mundo não para, assim como o Brasil, assim como nosso pequeno universo, nosso cantinho, nosso “eu”. A vida segue célere. E após a festa carnavalesca continuará seguindo, por isso é importante nos contagiarmos pela felicidade reinante, mas não perdermos a faculdade de sermos racionais, respeitar os limites, combater os excessos… não podemos pensar que Quarta-Feira de Cinzas está tudo acabado, não nos acabaremos, permaneceremos, nossa vida permanecerá, nossas famílias continuarão, assim como nossos empregos.

O carnaval é uma importante manifestação cultural. A festa maior que agrega diferentes classes sociais. Uma festa sem cor, sem raça… há o respeito às diferenças. Neste momento, podemos observar a criatividade do povo, a irreverência, a capacidade de sorrir diante das adversidades, o poder de buscar ser feliz quando tanta coisa conspira para o contrário.

Que todas as pessoas possam usufruir estes momentos, seja da forma que melhor acalentar seus eus… para quem não gosta da festa, que se atenha a fazer algo que goste e respeite o gostar alheio, para os que querem se entregar à folia, que saibam aproveitar, sem estragar o Carnaval de ninguém, sem cometer abusos.

Bom Carnaval a todos e não esqueçam:

O mundo não para, nossa vida também não…

Por: Edi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário