sábado, 28 de fevereiro de 2009

O que é importante em nossas vidas?


"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."
(Chaplin)

No decorrer de nossa jornada terrena nos envolvemos em inúmeras situações, acontecimentos, com pessoas, sentimentos e uma infinidade de coisas… em determinados momentos nos sentimos perdidos, sem norte, sem destino e nos bate uma certa angústia, um titubear, passos errantes parecem querer nos deixar à deriva. Aí vem o momento de procedermos a uma análise do que realmente é importante para nós, o que é salutar em nossas sendas, o que deveras nos proporcionará felicidade.
Temos todos os caminhos diante de nós, temos um universo de possibilidades e a capacidade de escolhermos, temos o direito da escolha. No entanto, é necessário que analisemos qual o significado de cada elemento que constitui nossa jornada, ou seja, precisamos ponderar sobre o que é de fundamental importância em nossas vidas, o que é capaz de nos tornar mais fortes, mais humanos, mais sensíveis, mais cordatos.
Tantas pessoas passam por nosso viver, tantas vidas se encontram, tantas vidas se desencontram, se afastam… e todas as pessoas que passam por nós são importantes, elas nos mostram caminhos, alternativas, nos acompanham por um determinado tempo e depois nos deixam seguir nosso próprio caminho, mas passamos a caminhar de forma diferente, pois as pessoas deixam suas marcas. Então passamos a adotar um caminhar modificado pelo outro, pela certeza que aprendemos algo com aquela pessoa, que não estamos sozinhos, que podemos sempre nos apoiar e encontrar abrigo, força e um olhar no outro, mas devemos também ter a consciência que jamais podemos relegar a responsabilidade de nos trazer felicidade a outros, a felicidade é um quesito importante e cabe somente a nós conquistá-la. As pessoas nos acompanham, nos modificam, mas todas têm seu tempo em nossa vida, todas têm uma missão, uma conquista ou simplesmente algo a nos ensinar, nos mostrar…
Sabermos conviver com estas pessoas e aproveitarmos cada instante com elas são pressupostos importantíssimos em nossas vidas. Um olhar repleto de carinho das pessoas que amamos é capaz de desanuviar uma vida inteira, pois nos remete a combater o vazio que cada indivíduo carrega dentro de si mesmo. Nada neste universo acontece por acaso… fazemos parte de um plano maior, temos significados na vida de cada indivíduo que povoa nosso mundo, cada um que faz parte de nosso relacionamento e a maior herança dessas pessoas em nossas vidas é a transformação a que elas nos submetem.
Nunca estamos sós, carregamos um mundo de conhecimentos. Todos esses ensinamentos são ministrados pelas pessoas que compõem o nosso círculo existencial.
Você é importante para mim, eu sou importante para você… dependemos uns dos outros para podermos encarar todos os acontecimentos do nosso pequeno universo.

Edi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário