sábado, 24 de outubro de 2009

Primeira competição?


Foto: Aluizio Freire/G1

E parece que as olimpíadas no Rio de Janeiro já começaram. E a primeira modalidade em estudo para se tornar olímpica é tiro ao alvo. A violência no Rio ganhou as páginas de jornais mundo afora. Mais uma vez o país está na berlinda em virtude de fatores negativos e um jornal londrino já levantou a dúvida se o país está mesmo preparado para receber os jogos olímpicos.

Não está e nunca esteve. Um dia quem sabe poderá estar… cidadãos inocentes vivem rodeados pelo medo de um novo confronto polícia X traficantes, o tráfico comanda os morros cariocas, o subúrbio, e se instala no poder. Hoje, o tráfico é um poder paralelo, pois controla a vida de inúmeras pessoas.

Se as modalidades olímpicas fossem mudadas, teríamos muitas medalhas de ouro para o Brasil. Quem sabe tiro ao alvo humano? Quanto vale uma vida neste país? Parece que nada, pois vemos ações políticas voltadas à promoção pessoal e eleitoreira, vemos uma comunidade de acomodados e nada é feito para mudar verdadeiramente e oferecer condições dignas para a sociedade como um todo.

Mas o que importa a situação da segurança no Rio de Janeiro? O que importa se há desigualdades? O que importa todos os fatores negativos em destaque pelos diferentes cantos do país? Isso nada importa, pois estamos na iminência de realizar os dois mais belos e importantes eventos esportivos: a copa do mundo e as olimpíadas… a festa é importante e brasileiro sabe festar, se divertir, ter alegria… isso se o mundo não acabar em 2012…


Por: Edi Souza

Um comentário:

  1. Edi, mais uma vez adorei seu texto, ma às vezes é necessário você está presente em uma situação, para se ter idéia do que você precisa ter, não para o corpo, mas para a alma, precisamos sorrir, gritar, pular ....precisamos esquecer que o próximo poderá ser um de nós e não temos como fazer nada. Sou carioca e adorei ter o RJ como o escolhido para sediar mais um grande evento...concordo com vc qdo diz que não se faz nada para frear o poder crescente do terror urbano...ma o grito de alerta que foi dado aqui do RJ e de SP não serviu pra coisa alguma....vivemos no que os políticos se negam a enxergar que é a verdadeira guerrilha urbana. Nós do povo não podemos fazer nada então que venha a festa. Precisamos sorrir, abafar a tristeza, calar a revolta...ou teremos que fingir que tudo é normal... ja perdemos nossos amores, pois cada um dos que foram, como resultado da ignorancia e incapacidade de governar de fazer se cumprir leis, foram amores de algum de nós. Não podemos agora perder nosso sorriso, e aquele gosto que temos aqui dentro que é a alegria de viver.

    ResponderExcluir