sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"Música e erotismo precoce"


Algumas composições a que costumam chamar de músicas, as quais de baixíssima qualidade sem que se tenha nenhuma mensagem interessante ou mesmo qualquer quesito artístico, estão sendo lançadas diariamente no cenário cultural brasileiro. De certa forma, isso é um retrato da categoria intelectual, cultural e artística de toda a nação, ou seja, a produção cultural está a cada dia com menos qualidade, pois é o que o povo está apreciando.

Um fato interessante chama a atenção nesta semana. Após a “fantástica” apresentação de uma professora na Bahia dançando em uma boate uma pérola musical denominada “Todo Enfiado”, fato que repercutiu nacionalmente, inclusive rendendo demissão à docente, agora foi a vez de uma creche, também na Bahia, fazer uma festa para as crianças com faixa etária de 4 a 8 anos. Tudo perfeito, crianças precisam de diversão, entretenimento, isso é importante para o seu desenvolvimento integral. Mas a qualidade deste desenvolvimento é que leva as pessoas a pensarem: a que ponto chega a banalização do sexo, por que esta erotização precoce? Crianças devem brincar para adquirir conhecimentos. Por meio do lúdico pode-se diferenciar e conceituar aspectos do mundo, pode dar vazão à busca pelo conhecimento, pode fazer com que os menores sejam motivados e subsidiados para o exercício da cidadania plena. Cidadão participativo se forma no seio familiar e na escola. Mas a festa não foi tão produtiva assim, pelo menos é o que se verifica no vídeo do endereço abaixo.

Isso é um absurdo, uma vergonha. Escola é ambiente saudável, voltado para o aprendizado. Professores são os pilares deste ambiente e, como tais, devem apresentar postura, devem ter suas atitudes pautadas em valores para poder repassá-los aos seus alunos, mas quando vemos crianças sendo estimuladas desde cedo a uma subcultura, a uma depreciação do próprio corpo, do sexo, ao erotismo fora de época, paramos e nos perguntamos: que tipo de profissional é este? Que cidadão esta escola vai formar? Qual o papel dos pais que permitem tal absurdo?

Escola é templo de construção de pensamentos, local de desenvolvimento de potencialidades, valorização da verdadeira cultura, espaço para reflexão. Não combina com “surubão”, “todo enfiado” e demais pérolas do imenso Brasil. É o momento de repensar a maneira que está sendo conduzida a nossa educação, faz-se necessário espírito crítico dos docentes, para podermos amanhã cobrar da juventude atitudes.

Por: Edi Souza

Veja no endereço abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=2JOlJAry8uE

Um comentário:

  1. Eu concordo plenamente com vc Edi,esse tipo de música não traz nada pra ninguém.E essa moçinha aí "professora"(do sexo deve ser),nunca deveria se quer ter tido uma sala de aula para conduzir em sua vidinha medíocre.

    ResponderExcluir