domingo, 4 de outubro de 2009

"Pão e circo ao povo"



A concepção política de César concebida no antigo império romano continua em voga na atualidade. O imperador romano, o grande César, sabia das necessidades do povo, pois em virtude do crescimento demográfico vivido na época, problemas sociais surgiram, mas o importante era calar uma massa faminta e sem perspectivas com espetáculos promovidos no Coliseu, daí vem a célebre frase “dê pão e circo ao povo”.

Esta proposição encerra dentro de si a mais pura verdade em se tratando de administração pública. Ela parece se enquadrar perfeitamente na atualidade brasileira, pois a população em sua maioria assiste calada a tantos problemas sociais e ao agravamento de tantos outros. O quadro que se evidencia na atualidade é composto por crises, corrupções, miséria, falta de assistência básica à população (saúde, educação, segurança), dentre inúmeros outros fatores. No entanto isso não é importante, pois o Brasil conquistou a façanha de sediar os jogos olímpicos de 2016, o primeiro país sul-americano a conseguir tal fato. Eis o circo para o povo…

A maior parte da população aprova a realização das olimpíadas em solo brasileiro, pois isso se torna senso comum, é incutido na mente das pessoas que um evento nessas proporções trará dividendos, status para o país, mas e onde ficam nossos problemas? Quanto dinheiro será investido para ocultar a pobreza que espreita nas soleiras das portas? Quantos ultrajes sofrerão os menos privilegiados economicamente neste evento mundial e completamente elitizado? Será que algum brasileiro nutre a esperança de ver os pobres presentes nos eventos esportivos? Acredito que até mesmo nas provas de rua, como a maratona, o esquema de segurança será montado com muita antecedência para deixar a cara verdadeira do Brasil longe das câmeras do mundo.

Mesmo com todo este cenário, a população estará rindo, feliz, contagiada pelo espírito olímpico e sofrendo os ditames da corrupção, nem se observará neste período problemas como violência, assassinatos, falcatruas, crime de colarinho branco, conchavos políticos e assinaturas que prejudicam grande parte da população. Quem se importa com isso? Afinal temos a realização do maior evento desportivo no nosso país. Isso é importante, o que sofreremos depois isso passa. Mas as olimpíadas também acabarão. Aí ressurgirão os nossos novos e velhos problemas.

É preciso que em todas as suas esferas a sociedade se manifeste pelos seus direitos, consiga enxergar as entrelinhas, não se deixe dominar pelo circo.

Por: Edi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário