domingo, 25 de julho de 2010

Animais mortos

Lendo algumas matérias pelos inúmeros sites jornalísticos do Brasil, percebi algumas notícias sobre animais encontrados mortos nas costas de diferentes países. Isso chamou minha atenção em virtude da presença de espécimes sem vida também em nosso litoral.

Na semana passada, em uma curta temporada nos nossos balneários, ao se passar pelas areias das praias, podiam ser vistos muitos animais como pinguins, botos (acredito que sejam, em virtude do tamanho e da coloração), aves e outros animais da fauna marinha. Mas os principais animais são mesmo os pingüins. É uam pena ver urubus com uma mesa farta e a praia repleta destes animais, mas este fato leva a pensar nas causas. Por que estes animais estão morrendo? É importante frisar que no litoral paulista muitos animais também estão aparecendo mortos. Que desequilíbrio é este?

Em uma rápida pesquisa pude constatar que a mortandade tem relação direta com a ação do ser humano. Isso mesmo. Pois quem produz o lixo são as pessoas e este lixo estaria influenciando na vida marinha. Acompanhem a matéria:

“Pesquisadores do Aquário Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, constataram que o lixo e a falta de alimento adequado estão entre as causas das mortes de alguns dos 600 animais marinhos encontrados nas praias da Baixada Santista nos últimos dias. No início da semana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Santos informou que o surgimento dos animais teria sido provavelmente motivado por causa de uma mudança climática brusca ocorrida no litoral gaúcho.

Embora seja comum o aparecimento de pinguins no litoral paulista nesta época do ano, vindos do inverno na Patagônia, os números de animais mortos são recordes e assustadores: 535 pinguins, 28 tartarugas, cinco golfinhos e algumas aves oceânicas, como atobás, fragatas, albatrozes e andorinhas-do-mar, apareceram mortos ou gravemente debilitados no litoral.

As autópsias realizadas pelos veterinários do Aquário de Santos em 15 pinguins e uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) revelaram que os animais ingeriram lixo, o que causou desequilíbrio energético. Os animais foram recolhidos já mortos na Praia da Gaivota, em Praia Grande, e que em seus organismos foram encontrados parasitas e fungos.”

Fonte:

http://www.parana-online.com.br/editoria/pais/news/463114/?noticia=PESQUISADORES+DIZEM+QUE+LIXO+MATOU+PINGUINS+EM+SP

Por: Edi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário