quinta-feira, 29 de julho de 2010

Parabéns, Paranaguá! Parte 2

Vista da Ponte da Ilha dos Valadares, casarios da Rua da
Praia, às margens do Rio Itiberê
Hoje, Paranaguá, considerada o berço da civilização paranaense está completando 362 anos. De acordo com os relatos históricos “aqui nasceu o Paraná”. Aqui teve origem a colonização paranaense. Quantas riquezas, quantos valores, quantos feitos… e ao completar seu aniversário quanto abandono!

A cidade carece de investimentos em diversos setores. Para comprovar tal fato, basta uma breve passada pelos casarios e monumentos históricos. Mesmo assim, quanta beleza existe nas “margens calmas deste rio encantador” que se chama Rio Itiberê, é uma cidade deveras muito bonita, mas descuidada.

Lixo, ruas sem pavimentação adequada, falta de lixeiras pela cidade, buracos até mesmo em lombadas, falta de manutenção nos prédios históricos, deficiência no atendimento ao turista, falta de infraestrutura para atender bem aos visitantes… melhor parar por aqui, pois são tantos problemas, mas parece que a solução de alguns está por vir.

É isso, mesmo. Ontem, o governador Orlando Pessuti esteve na cidade para assinar aquilo que trará alguns dividendos para a cidade: é o fim do embate histórico entre Porto e município, pois, de acordo com as intenções registradas e assinadas, a autarquia fará o repasse do ISS aos cofres do município; além disso, uma outra excelente notícia, o fim do problema da superlotação e o perigo que representa a cadeia de Paranaguá, foi autorizada a licitação para a construção do presídio em nossa cidade.

O que certamente será mais visto e sentido pela população será, sem dúvida, o presídio. Não se pode esquecer que a superlotação na carceragem colocava em risco a comunidade, pois era iminente a fuga em massa, rebeliões, proliferação de doenças. Vale ressaltar que a 1ª SDP tem capacidade para 26 presos e estava com um número exorbitante de 260, dez vezes mais que sua capacidade, além do prédio estar localizado numa área central da cidade.

Já em se tratando do ISS, é desejo da população que esta verba seja empregada em benfeitorias para o município, ou seja, a comunidade precisa acompanhar a utilização deste dinheiro. Olhos abertos, cidadãos!

Mas, realmente são grandes presentes para a cidade mãe do Paraná. Só espero que não seja nenhum presente de grego. Ou presente virtual. Vamos aguardar.

Por: Edi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário