terça-feira, 3 de agosto de 2010

“Tem coisas que a gente sente e não consegue explicar…”

Shangri-lá  - Pontal do Paraná - julho de 2010

Como entender? Como explicar? Há momentos que procurar uma explicação torna-se uma luta vã… como conceituar aquilo que só podemos sentir? O que sentimos é melhor deixar para a esfera dos sentimentos, deixar para o subjetivismo, para o intimismo. Há coisas que nasceram apenas para ser sentidas, não há como explicar…

Como explicar a felicidade que chega sorrateira em um momento no qual as nuvens tumultuavam nossa existência? Como explicar o poder de um sorriso? A transformação que um simples olhar pode causar em uma pessoa? Apesar da impossibilidade de haver olhares simples, todos são complexos, cheios de significados e significantes, cheios de mensagens ocultas e explícitas, cheios de nós mesmos…

Como explicar o amor que nasce, que surge, que vai, que vem, que altera cursos de vidas, que altera caminhos, que mexe com o íntimo dos seres enamorados? Como explicar a tristeza? A solidão? Como explicar a dor que causa a distância, a que chamamos de saudade?

Saudade… personificação da ausência sentida. Com pode um sentimento se tornar numa dor tão concreta, tão física, tão presente? A saudade dói. É uma dor intensa, que cala fundo na alma, que invade sem dó nem piedade… saudade é um paradoxo, pois só existe quando estamos repletos e é caracterizada por um imenso vazio.

Saudade é ser antes de ter, é ter e saber que tem, é ser e saber-se completo, mesmo sentindo-se pela metade, saudade é um que sempre é dois, ou mesmo dois que se transformam em um. Saudade é estar e faltar.

Saudade é um caminho trilhado em companhia, mesmo quando se está só.

Por: Edi Souza

2 comentários:

  1. Lindo texto. Falar de saudade não é fácil, é coisa que só quem sente entende. Só quem sente, mesmo quando está junto pode compreender.
    Parabéns, amiga.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Fer, grande companheira e quem arrumou meu blog. Seus comentários são valiosíssimos.

    Bjss

    ResponderExcluir