segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Por que não me olhaste? Se tivesses olhado para mim, terias me amado." Oscar Wilde

Coruja ao lado da toca no Rocio, Paranaguá
É infindo o número de vezes que olhamos e não vemos. Apenas passamos os olhos pelos ambientes, pelos componentes destes locais e, sobretudo, pelas pessoas, as quais se tornaram invisíveis em incontáveis momentos.
Hoje, não paramos mais para conversar, para compreender, para escutar, seja uma pessoa próxima ou mesmo um desconhecido que precisa de um pouco de atenção, mas acima de tudo, não vivemos a vida em sua plenitude. Ocupamos-nos demais com nossos afazeres diários e esquecemos de olhar para o outro e nisso, começamos a atribuir adjetivos a todos: um é esquisito, outro é desajustado, aquele é quieto demais, outro só pensa em si mesmo… e por aí vai…
Passamos pela vida de muitos e a vontade de que simplesmente nos vejam é latente. Quantas pessoas vivem verdadeiros tormentos internos, conflitos interiores, dilemas, situações embaraçosas e se veem entregues a si próprias, pois aqueles que estão ao seu lado não conseguem entender os sinais, os apelos que falam apenas uma verdade: “ei, cara, preciso de ajuda, será que alguém me escuta?”. Não, os ouvidos estão surdos, os olhos cegos e a boca muda.
No fundo todos nós queremos compreensão, amor, amizade, respeito… entre todos estes atributos o que mais buscamos é o amor. Mas, “por que não me olhaste? Se tivesses olhado para mim, terias me amado…”. É preciso olhar as pessoas com olhos atentos, é preciso entender a linguagem não dita e assim nos surpreendermos a cada momento com a maravilha de cada pessoa, com a singularidade de cada indivíduo, com as múltiplas faces de cada ser humano, com a facilidade que temos de sorrir, de amar, de entregarmos a nossa vida a quem de verdade nos fornece o eco, o entendimento, a verdadeira arte de amar e de viver.
Por: Edi Souza 

Um comentário:

  1. muito lindo o texto.... vc retratou nosso lado mais egoísta: "estamos sempre querendo pra nós o que não permitimos nunca ao outro"

    ResponderExcluir