quinta-feira, 17 de março de 2011

Mês da Poesia

Em literatura uma das principais formas do autor se mostrar aos olhos do leitor como ele realmente é, ou seja, desnudar sua essência, seus sentimentos, deixar aflorar suas angústias, seus medos, sua glórias, é por meio da poesia.
Quem nunca se deliciou com versos profundos, ou nunca se deixou levar, sentindo a emoção dominar todo o ser ao ler um poema? Quem não se permitiu sonhar, idealizar por meio das estrofes de uma composição poética?
Ah, se alguém não permitiu que a poesia invadisse sua vida é hora desta experiência. É hora do contato com os nossos poetas, é hora de usarmos a literatura como fonte de conhecimento, sendo que este conhecer é muito mais amplo que o sentido dado a ele, pois por meio da leitura de um poema passamos a conhecer não só o autor e seu “eu-lírico”, mas antes disso, temos a oportunidade de conhecermos a nós mesmos, darmos um mergulho em nosso ser, fazermos uma viagem intimista, um passeio em nosso próprio eu…
Esta semana, a literatura comemorou o Dia da Poesia. O dia 14 de março foi dedicado à poesia em alusão ao nascimento de um dos maiores poetas em língua portuguesa, o baiano Antônio de Castro Alves, um gênio de vida curta, mas de grande produção. Sua vida terminou cedo, mas seus versos se recusam a abandonar a esfera humana, ainda estão entre nós e durarão muito, espero que para sempre…
A poesia, como já disse, permite sonharmos mais, idealizarmos mais, mas ao pararmos e pensarmos sobre isto podemos pensar que o universo literário nos proporciona mais, pois nos mostra como viver, nos traz as respostas e ao  mesmo tempo muitas outras perguntas…
É importante enchermos nossa vida de poesia, de sentimentos (verdadeiros sentimentos), da mais pura emoção de nos entregarmos à vida de fato. É importante que coloquemos poesia em nosso viver e por meio deste quesito possamos ser mais verdadeiros, mais atentos a si mesmo e ao próximo, possamos nos amar mais e estarmos prontos para amar ao próximo.
Espero que na vida de todas as pessoas possa transbordar poesia hoje e sempre!

Por: Edi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário