domingo, 20 de março de 2011

Visita de Barack Obama

Barack Obama, presidente dos EUA

Em todos os grandes veículos da mídia a pauta principal, hoje, é a visita do presidente dos Estados Unidos da América ao Brasil. Não é para menos, realmente é algo a ser noticiado e explorado, afinal esta é uma das funções da imprensa: noticiar fatos, acontecimentos importantes.
No entanto alguns quesitos chamaram a atenção até aqui em relação à presença de Barack Obama em solo brasileiro. Primeiro fato a ser destacado, foi na chegada do presidente americano ao Palácio do Planalto, sede da presidência do Brasil. A tão famosa rampa, pela qual tantos presidentes passaram, local que serviu de palco para tantos acontecimentos importantes para a consolidação da democracia brasileira, local que viu o presidente mais popular que o país já teve (Luiz Inácio Lula da Silva) ser aclamado pelo povo após 8 anos à frente do governo federal, fato quase inexistente na política nacional, pois bem o que se destaca neste primeiro momento, é que esta mesma rampa assistiu a um encontro impensado há alguns anos : Obama, presidente de uma potência como o EUA, o núcleo do imperialismo e do consumismo, um presidente negro andando em direção a Dilma Rousseff, presidenta do Brasil, uma mulher… ou seja, de um lado um negro, de outro, uma mulher… duas vertentes que vêm sofrendo discriminações ao longo da história mundial.
Isso nos revela a mudança no quadro social e cultural do mundo, pois a visão das pessoas em relação ao próprio ser humano está mudando, do contrário, não teríamos estes líderes eleitos, acreditados pelo povo e tidos como seus representantes maiores. É, sem sombra de dúvida, um avanço sem precedentes na história.
Em segundo lugar, o elemento a ser destacado é a privação do direito de tantos para benefício de uma pequena parcela. Este fato já se tornou histórico no Brasil, sempre na base do “quem pode mais chora menos”… para a segurança do dirigente norte-americano os agentes estão tirando a liberdade de moradores em prédios vizinhos aos locais de visita do presidente. São moradores que não podem exercer o que está assegurado na Constituição Brasileira: o seu direito de ir e vir, pois para simplesmente entrar no prédio em que residem, estes moradores precisam mostrar e provar que realmente moram no prédio, isso com seguranças que falam em inglês… é uma falta de respeito para com os cidadãos brasileiros.
Em terceiro, é importante ressaltar que, enquanto Barack Obama bate bola na Cidade de Deus, recebe camisa de Flamengo, é ovacionado por inúmeros brasileiros, entre inúmeras outras manifestações, simplesmente a Líbia é bombardeada, por ações impetradas e encabeçadas pelo próprio país do norte-americano.
Tantos problemas ocorrendo ao redor do mundo, tantas pessoas sofrendo em virtude de ações humanas, ou tragédias naturais… não é hora para turismo, mesmo em alguns aspectos a presença de Obama tendo desdobramentos políticos e econômicos… esta visita veio em uma péssima hora. É o momento de se trabalhar em prol de amenizar o sofrimento das vítimas na Líbia, no Japão, no próprio Brasil, em virtude de problemas com enchentes e em vários outros locais. Aqui mesmo no Brasil, perto da realização de dois grandes eventos mundiais desportivos, com tantas coisas a serem feitas, com tantas pessoas passando fome, sem escolas, sem professores preparados e bem pagos, perde-se tempo maquiando estradas e vias e escondendo pobreza e miséria para se receber uma pessoa que não é nenhuma autoridade para nós, brasileiros.

Por: Edi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário